Eucaristia: Mistério da Fé

0

Em cada Celebração Eucarística, o ministro ordenado que a preside anuncia: “Eis o Mistério da Fé”; e a comunidade reunida confirma: “Anunciamos, Senhor, a Vossa Morte e proclamamos a Vossa Ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!”.

Há um grande gesto de louvação e carinho por notar que, Aquele que atravessou todas as dores do testemunho, venceu o que queria lhe vencer e mostrou o poder da vida que anunciava. A Eucaristia brotou do coração de Cristo ao viver o drama de Sua Paixão e Morte. Antecipou para os apóstolos e todos os Seus amigos a participação no sacrifício de Sua vida e deixou para a Igreja a possibilidade de participar posteriormente no mesmo sacrifício. Ele não só realizou o Sacrifício Redentor, mas também nos deixou o meio de participarmos dele como se nele estivéssemos presentes.

Sacrifício real de Cristo, a Eucaristia é também verdadeiro banquete, no qual Ele se dá em alimento, para possuirmos a vida eterna. A Eucaristia celebrada nos remete a duas realidades importantíssimas: a vida de Cristo, que se dá em alimento, e a vida do povo, que precisa ser alcançado por este alimento que sinaliza a todos o céu. Por anunciar a Morte de Cristo até que Ele venha, inclui o compromisso de cada participante tornar eucarística a própria vida. Ela transforma a comunidade que fazemos parte em núcleo evangelizador e nos torna membros de uma grande e especial família.

O Concílio Vaticano II acentuou que a “Eucaristia é o ponto alto da vida da Igreja. A Igreja vive da Eucaristia, por ela é alimentada, por ela é iluminada”. Ela manifesta e faz crescer a comunhão dos que creem em Cristo Redentor. Nela, recebemos Cristo e somos por Ele recebidos. Nela, é consolidada a unidade dos que a celebram. Porque Cristo nos dá Seu Corpo a comer e Seu Sangue a beber, entramos em comunhão sacramental com Ele. São João Crisóstomo lembra que “o pão é transformado em Corpo de Cristo e quem o recebe é transformado também no Corpo de Cristo, Seu corpo vivo que é a Igreja”.

Rezando esta bonita realidade, o Papa aponta como iniciativa pastoral o estímulo ao culto eucarístico fora da Missa. Tal iniciativa compete acima de tudo aos pastores, inclusive com o testemunho pessoal nas exposições do Santíssimo Sacramento e também com visitas de adoração a Cristo presente nas espécies eucarísticas.

Não nos é possível esquecer as muitas maneiras de Santo Afonso, nosso fundador, inculcar em nós a continuidade da oração em formas jaculatórias. Em muitos dos seus escritos que perpassam a história de nossa Congregação, ele, impetrado de um zelo extremo pela Eucaristia nos recomenda o alargar ou estender da Santa Missa por meio da contemplação e da piedade. Prolongamos nosso encontro eucarístico quando guardamos em nós os dizeres sagrados em nossa mente e em nossas ações após a Santa Missa.

Em nossas muitas comunidades vivemos e revivemos essa grandiosa forma de Jesus Redentor se fazer presente e ainda incentivar nossos corações a pulsar como o d’Ele pulsa; a escutarmos Sua Palavra de Salvação para que nossas falas e dizeres sejam afirmações de libertação e cura de almas; de olharmos e auscultarmos Seu exemplo e imprimirmos em nós os mesmos gestos que fizeram marcantes suas intervenções em favor dos mais sofredores. A santa missa tem essa realidade bonita e instigante, pois nos trás a palavra e o pão; nos trás a capacidade de vermos e acolhermos o desejo de Jesus e assumir continuando o que Ele começou.

Pe. Natalino Martins
Missionário Redentorista

Missas

De segunda a sexta

Missas: 7h e 19h30

Sábado

Missas: 7h, 10h e 17h30

Domingo

Missas: 5h45, 8h, 10h, 12h, 15h e 17h30

Rede Vida

Segunda, terça, quinta e sexta: 7h Quarta: 9h

Sábado: 7h e 17h30

Domingo: 17h30

TV Anhanguera

Domingo: 5h30

PUC TV

Sábado e domingo: 17h30

TBC

Domingo: 8h

Rede Pai Eterno

Missas Segunda, quarta, quinta e sexta: 7h
Sábado: 7h e 17h30
Domingo: 5h45, 8h e 17h30

Novena dos Filhos do Pai Eterno Todos os dias: 4h, 12h e 22h Novena do Perpétuo Socorro Todos os dias: 2h

Rádio Difusora Goiânia

Missas Domingo: 8h Novena dos Filhos do Pai Eterno Todos os dias: 13h