Romaria dos filhos do Pai Eterno

0

“Consagrados ao Pai Eterno” é o tema da Romaria do Divino Pai Eterno deste ano. Donde surgiu este tema? O que ele propõe? Ele foi inspirado na Carta Apostólica do Papa Francisco direcionada às pessoas de Vida Consagrada para proclamação do Ano da Vida Religiosa que teve seu início no dia 30 de novembro de 2014 (1º Domingo do Advento) e terminará dia 2 de fevereiro de 2016, na festa da Apresentação de Jesus no Templo.

Considerando que todo cristão batizado é consagrado ao Pai Eterno pelos Sacramentos – Batismo, Eucaristia, Reconciliação, Crisma, Ordem ou Matrimônio e Unção dos Enfermos – o objetivo principal é despertar no romeiro do Divino Pai Eterno as motivações vocacionais evidenciadas pela consagração batismal, colocando-se no combate às mazelas do pecado e no serviço da Igreja que anuncia a chegada do Reino de Deus.

Neste sentindo, como um grande retiro comunitário, este tema quer favorecer uma ampla e profunda reflexão acerca da razão de ser e existir no mundo a partir dos Sacramentos da Igreja. Além disso, mostrar que a reflexão sobre a consagração sacramental e eclesial, na companhia de Maria, pode favorecer o reconhecimento de que o Pai Eterno chama a todos, indistintamente, para uma vida plena e feliz.

Frente às tantas realidades atuais que desfiguram a pessoa humana, o tema deste ano possibilita a redescoberta de si mesmo e seu valor para Deus, para o próximo e para o mundo onde vive. Assim, é possível perceber que, iluminado pelos ensinamentos de Jesus, existem diversas formas de realização humana, pessoal, comunitária e espiritual. E vivenciar uma verdadeira renovação da sua fé para que continue experimentando e anunciado o amor, a bondade, o perdão e a misericórdia de Deus em sua vida, bem como, na vida de sua família, comunidade, local de trabalho, lazer, descanso e estudo.

Este tema favorece ainda uma reflexão ampla e profunda da missão recebida por cada um de nós no dia do nosso Batismo e ajuda a perceber que na relação Una e Trina de Deus, o ser humano é convidado a tomar parte na vida que brota do amor do Pai para com o Filho, na força do Espírito Santo. Sendo assim, devemos promover as vocações e, por fim, entender que somos consagrados ao Pai Eterno para amarmos, fazermos o bem e sermos felizes.

A Romaria destina-se a milhões de romeiros de Trindade, Goiânia, cidades vizinhas e diversas regiões de todo o País. Cristãos abnegados por tomarem a decisão de caminhar, enfrentar dificuldades e, principalmente, de permanecer firmes na decisão de escutar a Palavra de Deus e a pregação dos missionários durante a Novena Preparatória e a Festa do Pai Eterno.

Para que o romeiro consiga subtrair a mensagem proposta pelo tema, bem como pelos subtemas que serão abordados durante as Novenas, os sacerdotes fazem reflexões breves, previamente preparadas, com criativa fidelidade à proposta geral do tema da Festa. No período de preparação, faz-se uma leitura atenta da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco, como também da sua última carta aos religiosos, por ocasião do Ano da Vida Consagrada.

A linguagem é simples e direta, despojada de raciocínios complexos, citações eruditas e preciosismo nos exemplos pessoais. São utilizados exemplos concretos que mostram situações próximas da vida do povo com particular acento no testemunho dos santos e das pessoas mais simples que deram exemplos de humanidade e de fé.

Vale destacar ainda a intenção de centralizar a mensagem, naturalmente, na Escritura, por meio das leituras diárias, respeitando os espaços de evangelização e evitando a dispersão dos romeiros. Finalmente, oferece aprofundamentos particulares para se formar uma diversidade enriquecedora no conjunto dos pregadores. Desse modo, a dimensão principal a ser abordada com o romeiro é a realidade comunitária da consagração cristã, isto é, após renovar sua fé e seu compromisso batismal, insistir na vivência do romeiro em sua comunidade de origem.

Reunidos como irmãos e irmãos e consagrando-nos ao Pai Eterno, reconhecemos nossa legítima condição filial de filhas e filhos adotivos de Deus, em Seu Filho Jesus Cristo. Já consagrados, nos dedicamos ao serviço do Reino de Deus tornando-nos também testemunhas do seu autêntico e verdadeiro amor. Um mérito e esforço que é de todos. Além dos romeiros, religiosos, colaboradores e voluntários, vários seguimentos da sociedade, empresas particulares e poderes públicos se envolvem diretamente na organização e realização da Romaria. Sem essas preciosas ajudas e parcerias tudo se tornaria mais difícil e os objetivos para cada Romaria, não poderiam ser plenamente alcançados!

Pe. Edinisio Pereira, C.Ss.R
Reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno

Missas

De segunda a sexta

Missas: 7h e 19h30

Sábado

Missas: 7h, 10h e 17h30

Domingo

Missas: 5h45, 8h, 10h, 12h, 15h e 17h30

Rede Vida

Segunda, terça, quinta e sexta: 7h Quarta: 9h

Sábado: 7h e 17h30

Domingo: 17h30

TV Anhanguera

Domingo: 5h30

PUC TV

Sábado e domingo: 17h30

TBC

Domingo: 8h

Rede Pai Eterno

Missas Segunda, quarta, quinta e sexta: 7h
Sábado: 7h e 17h30
Domingo: 5h45, 8h e 17h30

Novena dos Filhos do Pai Eterno Todos os dias: 4h, 12h e 22h Novena do Perpétuo Socorro Todos os dias: 2h

Rádio Difusora Goiânia

Missas Domingo: 8h Novena dos Filhos do Pai Eterno Todos os dias: 13h