CONFUSÃO, MAS ESPERANÇA

0

O cristão – aliás, toda pessoa – deveria ser esclarecido, consciente, responsável e decidido. Não alienado. Isso, para que seja capaz de assumir, livremente, sua missão neste mundo. – Estamos vivendo tempos difíceis, confusos. Difíceis e confusos, não só na política, e na economia, mas, principalmente na fé e na religião.

Há fortes sinais dos tempos: secularismo, laicismo, hedonismo, ganância, relativismo. – Secularismo é quando você não se interessa por participar do culto ou da eucaristia, nem mesmo para santificar o Domingo. Nem se interessa pela oração. Igreja, religião…? Disse-me um dia desses um jovem: “estamos em outra”.

Laicismo é quando se destroem ou se perdem valores cristãos na vida social. É quando se quer negar ao cristão a dignidade de ser fiel, também na política, aos princípios cristãos da justiça e da paz. Hedonismo é quando a SUA prioridade é o prazer, a droga, o sexo sem freios, a gula, a preguiça… Ganância é quando o seu tesouro, e todo o seu empenho, é posto nos bens, no dinheiro, no poder, e não no Reino, nem em Jesus Cristo.

Relativismo religioso é quando, para você, tanto faz ser católico ou de outra religião.É quando para você é a mesma coisa ter ou não ter uma religião. Ou quando lhe basta ter uma religião, sem, porém, praticá-la.

É mais ou menos assim o tempo presente!

E Jesus pergunta: “Por que não julgais por vós mesmos?” E eu pergunto: como é que você não se dá conta do que há por trás da rápida proliferação de tantas igrejas ou seitas? – E, no entanto, Jesus pediu: “Ó Pai, que teus filhos sejam Um, como Tu e Eu somos Um” (Jo 17,22).

Todos sabem da diminuição das vocações sacerdotais e religiosas. Sabem da diminuição do número de fiéis na igreja – não só católica, mas também de outras religiões. – Está havendo poucos casamentos religiosos, e muito mais separações e divórcios… – Há poucas crianças na Catequese; poucos jovens na igreja.

São estes alguns dos sinais do nosso tempo. Não são só negativos, mas, muito mais positivos, como, por exemplo, as substanciosas pregações do nosso querido Papa Francisco, bem como seus gestos de solidariedade e de misericórdia com crianças e refugiados, etc.

Vemos jovens e adultos sequiosos de Deus; famintos da Palavra de Deus… Vemos muitos cristãos permanecendo fiéis a Jesus Cristo e à Igreja, mesmo perseguidos e martirizados… Vemos um crescente respeito e uma maior união entre as igrejas…

O que nos diz a Palavra de Deus, através do Apóstolo São Paulo, em Efésios 4,1-6? – Sejam fiéis à vocação que receberam através da pregação, da catequese e do Batismo! – Sejam fiéis e perseverantes nesta sublime voação de filhos de Deus! – Sejam fiéis à vocação cristã; ao seguimento de Jesus! – Sejam fiéis à vocação e à graça de serem católicos, de serem membros desta Igreja, fundada por Jesus Cristo, sobre o alicerce dos Apóstolos!

São Paulo diz também: “Guardem a unidade do Espírito pelo vínculo da paz!” Paulo dá as razões para sermos fiéis e unidos:

É porque “há um só Corpo” – o Corpo Místico de Cristo  –  do qual somos todos membros, e no qual somos todos irmãos. – É porque “há um só Espírito e uma só esperança” – a esperança de sermos salvos no mesmo céu!

E Paulo continua: “Há um só Senhor, uma só Fé, um só Batismo, e um só Deus e Pai…, que permanece em todos!”. Toda divisão, separação… não são da vontade de Jesus!

Portanto, haja amor, união, perseverança na fé; e discernimento dos sinais do nosso tempo! – Com a luz do Espírito Santo e o auxílio da Mãe do Perpétuo Socorro!

Pe. Henrique Strehl, Cssr

Missas

De segunda a sexta

Missas: 7h e 19h30

Sábado

Missas: 7h, 10h e 17h30

Domingo

Missas: 5h45, 8h, 10h, 15h e 17h30

Rede Vida

Segunda, terça, quinta e sexta: 7h Quarta: 9h

Sábado: 7h e 17h30

Domingo: 17h30

TV Anhanguera

Domingo: 5h30

PUC TV

Sábado e domingo: 17h30

TBC

Domingo: 8h

Rede Pai Eterno

Missas Segunda, quinta e sexta: 7h
Quarta: 9h
Sábado: 7h e 17h30
Domingo: 5h45, 8h e 17h30

Novena dos Filhos do Pai Eterno Todos os dias: 4h, 12h e 22h Novena do Perpétuo Socorro Todos os dias: 2h

Rádio Difusora Goiânia

Missas Domingo: 8h Novena dos Filhos do Pai Eterno Todos os dias: 13h