Ano Vocacional Mariano

0

O Regional Centro Oeste da CNBB esta celebrando no ano de 2017, o Ano Vocacional Mariano, que foi assumido desde a XIX Assembleia do Povo de Deus, realizado em setembro de 2015, onde iluminados pelas cinco urgências nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil se viu a necessidade de ressaltar o aspecto Vocacional, tendo como inspiração a figura de Maria, mãe e rainha da Igreja e das vocações.

A Pastoral Vocacional tem uma forte dimensão mariana que não se resume em apresentar a jovem Virgem de Nazaré como modelo de vocação, mas sobretudo porque ela nos inspira na realização desta missão. Maria é o melhor referencial para o serviço vocacional que desenvolvemos nas comunidades.

A jovem vocacionada de Nazaré é símbolo da humanidade chamada à comunhão com Deus, mediante a abertura ao Espírito que produz vida e ilumina o caminho dos vocacionados. E ainda, com Maria, também aprendemos que o chamado vocacional implica uma missão. Símbolo da Igreja em saída, Maria se coloca a serviço de quem mais necessita. Se faz preciso um serviço evangelizador e vocacional aberto a outras realidades, vocações e ministérios na Igreja.

O Ano Vocacional Mariano é um momento propício para intensificar a oração pelas vocações e convocar nossas comunidades para que juntas promovam a cultura vocacional. Como nos pede o Documento de Aparecida em seu número 314: “É necessário intensificar de diversas maneiras a oração pelas vocações, com a qual também se contribui para criar maior sensibilidade e receptividade diante do chamado do Senhor; assim como promover e coordenar diversas iniciativas vocacionais”. Como momento comum teremos a Jornada Vocacional Regional, que acontecerá em Brasília nos dias 06 e 07 de maio, com a presença de todas as (Arqui)Dioceses de nosso regional e pastorais, onde todo o povo de Deus é convidado para juntos louvar a Deus pelas vocações e pedir que envie mais santas vocações ao nosso regional.

Apresentamos, para a vivência do Ano Vocacional Mariano, algumas sugestões, que podem ser promovidas pelas comunidades, paroquias e grupos:

– Desenvolver reflexões sobre o papel de Maria na Igreja, ressaltando uma correta devoção mariana;

– Em comunhão com a Igreja no Brasil, celebrar o jubileu de 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida;

– Aproveitar os momentos e encontros já existentes para se meditar sobre o Ano Vocacional Mariano;

– Incentivar e colaborar para que todas as pastorais, movimentos e arqui(dioceses) do nosso regional estejam representadas na Jornada Regional da Pastoral Vocacional, em Brasília, dia 06 e 07 de maio de 2017;

– Valorizar, no nível diocesano e paroquial, o Dia Mundial de Oração pelas vocações que será no dia 07 de maio de 2017;

– Aproveitar para promover a Oração pelas vocações;

– Na medida do possível, utilizar o tema vocacional Mariano nas formações e celebrações;

– Incentivar a oração oficial do Ano Vocacional Mariano nas comunidades, paróquias, pastorais e grupos eclesiais;

Enfim, é preciso fazer com que este nosso Ano Vocacional Mariano seja vivido em cada realidade particular, ressaltando assim, nossa comunhão regional. E que não seja apenas mais um tema de pastoral, mas sim um espírito que anima toda as ações e pastorais. Reconhecendo assim, que Maria leva Deus a cada um dos vocacionados, que somos todos nós e nos eleva até o autor da nossa vocação.

 

Pe. Elias Aparecido da Silva

Diocese de Uruaçu – GO

Coordenador Regional e
Nacional da Pastoral Vocacional – CNBB

 

 

 

Missas

De segunda a sexta

Missas: 7h e 19h30

Sábado

Missas: 7h, 10h e 17h30

Domingo

Missas: 5h45, 8h, 10h, 15h e 17h30

Rede Vida

Segunda, terça, quinta e sexta: 7h Quarta: 9h

Sábado: 7h e 17h30

Domingo: 17h30

TV Anhanguera

Domingo: 5h30

PUC TV

Sábado e domingo: 17h30

TBC

Domingo: 8h

Rede Pai Eterno

Missas Segunda, quinta e sexta: 7h
Quarta: 9h
Sábado: 7h e 17h30
Domingo: 5h45, 8h e 17h30

Novena dos Filhos do Pai Eterno Todos os dias: 4h, 12h e 22h Novena do Perpétuo Socorro Todos os dias: 2h

Rádio Difusora Goiânia

Missas Domingo: 8h Novena dos Filhos do Pai Eterno Todos os dias: 13h